Como a mídia afetou e continua afetando a política no mundo.

    Influência da mídia sobre a população

https://acheiminhamidia.com.br/

    A mídia é um importante veículo de informação, especialmente devido ao seu grande alcance e também por ser, para grande maioria das pessoas, a principal fonte de notícias, informações e acontecimentos, tanto de acontecimentos locais quanto globais. Em suma, a mídia é uma das principais fontes de conhecimento para a população geral. Apesar de servir como fonte, a mídia sempre tenderá para algum lado, sendo assim, dificilmente uma fonte midiática será completamente neutra. Segundo o professor Wander Emediato de Souza (UFMG) nenhum tipo de mídia pode ser neutro, sempre haverá alguma tendência, o que para ele não é um problema, pois, segundo ele "Um leitor crítico não teme nada. Ele poderia ler, em tese, tudo, sem temer nenhuma influência."

    Um bom exemplo de onde a parcialidade ocorre é nas reportagens esportivas. Já parou pra pensar na maneira que é escrito o título de alguma reportagem sobre esportes? Ela normalmente demonstra se o autor da reportagem é ligado ou não ao time. Exemplo: "Flamengo é eliminado da libertadores.", "A grande vitória do Flamengo na libertadores demonstra boa fase do time". 

    O grande problema de tudo isso é de quando a mídia influencia de maneira errônea em assuntos que precisam de maior importância, como exemplo durante as eleições de presidente no ano de 2016 nos Estados Unidos, ocorreu uma grande divulgação de noticias falsas (fake news), especialmente contra a candidata Hillary Clinton, dos democratas, que foi alvo de diversas notícias, como, por exemplo, a mais famosa: Pizzagate. Segundo o jornal Exame "cerca de 20% das notícias espalhadas no twitter em 2016 eram fakes".

    Entretanto, as fake news não são algo contemporâneo e, na verdade, existem datações bem antigas, como o exemplo do general Marcos Antônio que, ao ouvir que sua esposa, a Cleópatra estava morta, cometeu suicídio, sendo que ela havia sido apenas capturada pelo exército inimigo.  

    A mídia espalhar informações não verídicas não é algo atual mesmo no Brasil. Durante o período da ditadura militar no Brasil, notícias eram destorcidas e censuradas pelo próprio governo, para não demonstrar a real situação que ocorria, como o caso do jornalista Vladimir Herzog.

Ele defendia o fim da ditadura e estava ligado à partidos de esquerda como o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Herzog foi capturado pelo Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), onde foi torturado e morto enforcado. Segundo a versão divulgada pelo exército na época foi de que o jornalista teria se enforcado com um cinto.

    Durante o período conhecido como Guerra fria, no qual os Estados Unidos e a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS) disputavam por poder e o mundo poderia ser descrito como "Mundo bipolar", ambos os lados criavam notícias falsas sobre o adversário, afim de criar o sentimento de desprezo e para criar um inimigo em comum.

    No mundo atual que é extremamente globalizado, a quantidade de notícias falsas geradas a todo momento é muito grande, e, para isso, é necessário que o leitor esteja atento as fontes, busque mais de um veículo de informação, faça uma boa leitura antes de divulgar a matéria e que seja responsável e ciente dos problemas que espalhar uma informação pode causar, especialmente no Brasil, onde o índice de compartilhamento de fake news tem sido cada vez maior “O brasileiro lê muito pouco e, quando lê, toma as informações extraídas como a verdade, sem conseguir fazer as relações lógicas e críticas necessárias” diz Wander Emediato de Souza.

Fontes:https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2020/05/29/um-reporter-contra-noticias-falsas-em-1933.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/06/brasil-lidera-desinformacao-sobre-numero-de-casos-e-mortes-por-covid-19-no-mundo.shtml

http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/11/noticias-falsas-sobre-eleicoes-nos-eua-superam-noticias-reais.html

https://exame.com/mundo/nos-eua-uso-de-fake-news-nas-eleicoes-2018-ja-superou-trump-em-2016/

http://somos.ufmg.br/professor/wander-emediato-de-souza

https://www.ufmg.br/online/arquivos/032577.shtml

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882000000100008

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/06/quem-foi-vladimir-herzog-jornalista-torturado-e-morto-pela-ditadura-militar.html

Comentários