Como identificar e combater as fake news?

     

    Recentemente, as fake news tem se tornado um gigantesco problema, especialmente por causa da globalização e da facilidade de se criar e compartilhar informações, verídicas ou não. Em 2016, quando esse termo foi cunhado para descrever a onda de notícias falsas que circulavam durante a eleição presidencial dos Estados Unidos no mesmo ano, foi quando o público geral ficou extremamente exposto à esse tipo de notícia, causando uma gigantesca onda de desinformação. Segundo uma matéria retirada do site brasileiro do Forbes “ 'Ninguém checa os fatos atualmente, e foi assim que Trump foi eleito', afirma Paul Horner ao jornal norte-americano Washington Post."

No Brasil, as fake news também são um grande problema, principalmente porque nós brasileiros não verificamos as fontes antes de compartilhar a notícia, ou seja, nós não desenvolvemos a responsabilidade de verificar se algo é, de fato, verídico ou não.


Para evitar esse tipo de problema, existem etapas bem simples que podem ajudar bastante a não disseminar esse tipo de conteúdo enganoso:

  1. Verificar a fonte antes de qualquer coisa. O site é recente? Não publicou quase nenhuma notícia e, as que publicou, tinham o mesmo assunto? Não possui outras fontes para confirmar a notícia ou não possui nenhum tipo de citação? Se as perguntas acima forem respondidas com um "Sim", então cuidado, muito provavelmente essa notícia é fake.
  2. Ler a matéria com cuidado. Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas que compartilham as fake news sequer leram a reportagem, que normalmente é "sem pé e nem cabeça", ou seja, não tem o mínimo de coerência.
  3. Verificar se outras fontes confiáveis postaram sobre a matéria. Normalmente, notícias falsas não são postadas por sites grandes como o G1, Folha de São Paulo, Estadão, BBC, etc...
  4. Está com dúvida se é ou não fake news? não compartilhe! É muito melhor que você evite enviar uma notícia que você não tem certeza se é ou não falsa.
  5. Viu alguma notícia falsa? denuncie a notícia e informe ao dono do post que ela é falsa.
Fontes:https://super.abril.com.br/sociedade/como-identificar-e-combater-fake-news/

 https://veja.abril.com.br/politica/as-dificuldades-para-identificar-e-combater-a-praga-das-fake-news/

https://forbes.com.br/negocios/2016/11/como-boatos-ajudaram-a-eleger-donald-trump-nos-eua/

https://forbes.com.br/listas/2018/06/12-paises-com-maior-exposicao-a-fake-news/#foto9

http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/11/noticias-falsas-sobre-eleicoes-nos-eua-superam-noticias-reais.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a mídia afetou e continua afetando a política no mundo.